A ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas, em 2010 publicou a norma ABNT NBR 15597:2010 Requisitos de segurança para a construção e instalação de elevadores – Elevadores existentes – Requisitos para melhoria da segurança dos elevadores elétricos de passageiros e elevadores elétricos de passageiros e cargas.
Esta norma visa estabelecer regras para melhoria da segurança dos elevadores existentes instalados antes da vigência da norma ABNT NBR NM 207. Por conseguintes, as instalações antigas de elevadores podem beneficiar-se das novas tecnologias desenvolvidas e ficarem equiparadas tecnologicamente às instalações novas em relação à segurança e ao desempenho.
Alguns itens principais para adequação às normas:
– Chave P.A.P são caixas de inspeções que são instaladas no fundo dos poços e possuem botão de emergência, tomada e luz. Proporciona condições de segurança durante as manutenções, consertos e emergência
Norma NM 207/1.999. item 5.7.2.4
– Proporciona condições de segurança durante os serviços de manutenção, conserto e emergências. A caixa de inspeção, fica instalada sobre a cabina onde contém, chave de inspeção, botão de subida e descida, tomada, luz e botão de emergência.
Norma NM 207/1.999. item 8.3.
– A soleira da cabina deve ter um protetor estendendo-se para baixo em toda a largura da entrada de pavimento que faça face. A parte vertical deve estender-se para baixo por meio de uma dobra com ângulo no mínimo 60°. A projeção desta dobra no plano horizontal deve ser no mínimo 20mm.
Norma NM 207/1.999. item 8.4.
– Todo elevador deve conter em seu poço uma escada marinheiro de acesso, para auxílio dos técnicos de manutenção e limpeza.
Norma NM 207/1.999. item 5.7.2.2
– Na parte superior da cabina é instalado a luz de emergência com lâmpadas e sirene. Com ele, ninguém ficara no escuro dentro da cabina do elevador, pois em caso de falta de energia a iluminação será mantida por mais de uma hora e o usuário poderá acionar o dispositivo de sirene, informando exata posição do elevador.
Norma NM 207/1.999. item 5.7.2.4
– Um sistema de intercomunicação, ou dispositivo similar, alimentado pela fonte de emergência, deve ser instalado entre o interior da cabina, casa de máquina e a portaria.
Norma NM 207/1.999. item 14.2.3.5
– Placas de sinalizações e/ou advertências são necessárias para alertar e destacar todos os locais de risco. Adequando as exigências da segurança.
Norma NM 15.597/08. item 5.15
– É um sensor que ao identifica uma obstrução, evitar que o usuário se choque com as portas do elevador quando elas estiverem fechando. Isso ocorre devido à interrupção dos feixes infravermelhos criados entre as réguas.
Norma NM 207/1199. item 8.7.2.1.3
Elevadores com a finalidade de assegurar o uso por pessoas portadoras de deficiência visual deverão incluir nas botoeiras de cabina e pavimento sinalizações em Braille. As identificações dos comandos devem estar preferivelmente localizadas ao lado esquerdo do botão correspondente e devem ter cor contrastando com o fundo. As marcações em Braille devem estar localizadas ao lado esquerdo do botão correspondente. A botoeira de cabine deve ser colocada no painel lateral direito de quem está de frente para a entrada do elevador.
Norma NM 313/2001. item 5.4.2
– Protege técnicos quando eles acessam a casa de máquinas, evitando ferimentos ocasionados por esbarrões na polia, no cabo de aço ou em qualquer parte móvel da polia de tração.
Norma NM 207/1.999. item 9.6
– Protege técnicos quando eles acessam a casa de máquinas, evitando ferimentos ocasionados por esbarrões na polia, no cabo de aço ou em qualquer parte móvel da polia de tração.
Norma NM 207/1.999. item 9.6
– Na parte superior da cabina é instalado o guarda corpo com suporte para a prevenção de acidentes, evitando a queda durante as inspeções e manutenções.
Norma NM 207/1.999. item 8.12.1
Experiência e qualidade em serviços de manutenção em elevadores comerciais e residenciais.